Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Maxbizz is a values-driven consulting agency dedicated.

Gallery

Contact

+1-800-456-478-23

411 University St, Seattle

maxbizz@mail.com

Psicoterapia em Análise Transacional

A análise transacional estuda a forma como as pessoas pensam, sentem, agem e se relacionam.

Ela se tornou um método muito eficaz para compreender o ser humano e, então, propor soluções preventivas e transformadoras. Para isso, utiliza de instrumentos que permitem aos indivíduos conhecerem melhor o seu funcionamento interno e o dos outros. Isso contribui para que compreendam melhor os seus relacionamentos e percebam aquilo que deve ser alterado para melhorá-los. É um processo de constante evolução.

A teoria trabalha, basicamente, tentando recuperar as capacidades inatas ao ser humano que são perdidas de acordo com as suas vivências e situações estressantes e traumáticas sofridas principalmente durante a infância. Dessa forma, utilizam-se dos conceitos de Estado de Ego, aliados ao conhecimento da história pessoal do indivíduo e ao seu comportamento.

Os Estados de Ego constituem o sistema de sentimentos de cada indivíduo, representando a sua estrutura interna ou personalidade. A teoria considera que essa estrutura é composta das seguintes partes: Estado de Ego Pai, Estado de Ego Adulto e Estado de Ego Criança. Esses conceitos são considerados para colocar limites ao comportamento do indivíduo com relação ao outro.

Quando assumimos o Ego Pai, tomamos uma posição de controle da situação, e esperamos que o receptor utilize o Ego Criança e que seja submisso. Nas

 

situações contrárias, na quais o Ego Criança é assumido por quem comunica, espera-se do receptor o Ego Pai. Nesse caso, o emissor busca uma relação permissiva, de proteção e cumplicidade

Quando se estabelece uma comunicação com o Ego Adulto, surge a reciprocidade da outra parte. Ou seja, constitui-se uma relação nivelada na comunicação. Esse procedimento é o ideal para as relações de trabalho. Nesse sentido, quando compreendemos a maneira de nos comunicar, assim como os diferentes egos, passamos a realizar uma comunicação mais assertiva, uma vez que transmitiremos os nossos sentimentos e emoções de forma a serem entendidos pelo receptor.

Como modelo de aprendizagem, a análise transacional é realizada por meio de um contrato entre o terapeuta e o cliente.

Nessa perspectiva, é o próprio paciente quem coloca aquilo que deseja mudar na sua vida e o terapeuta deve apenas aceitar o desafio de ajudá-lo. As sessões pretendem contribuir para que o indivíduo alcance a autonomia de sua vida, usufruindo de melhor controle de seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, além de tornar-se mais apto para identificar e abdicar de atitudes que o estejam atrapalhando de alguma forma.

A análise transacional faz parte de um programa de melhoria contínua, sendo que quanto mais você se conhece, maior é a habilidade adquirida respeito a como utilizar a sua comunicação, o que lhe levará a um aprimoramento constante. Essa teoria abrange, principalmente, locais e situações em que o relacionamento interpessoal é fundamental, incluído o ambiente corporativo.

“Cada pessoa decide em sua primeira infância como viverá e como morrerá, e esse plano, que carrega em sua cabeça onde quer que vá, chamamos de roteiro”.

                                              Éric Berne 

Livros sugeridos: